Não Abra a Pirâmide

Escrita por Ery Lopes

Para começar

 

Certa vez eu ouvi alguém dizer:

— "A curiosidade matou o gato!".

E o que eu pensei?

Bem, eu fiquei curioso para saber quem era esse gato.

Também fiquei curioso para saber que curiosidade era essa, a do gato, que o matou.

Alguém aí sabe dizer se o gato morreu mesmo? E se "sim", sabem como a curiosidade o matou? Sabem onde e quando?

Ah, mas eu tenho mais perguntas!

Para começar, eu perguntaria: o que é a curiosidade?

Ora essa! Eu fiz essa pergunta ao dicionário e ele me respondeu que curiosidade é o "desejo de ver, experimentar e conhecer algo novo, diferente".

* * *

Quem tem curiosidade é um "curioso". Daí eu descobri que sou um tremendo de um curioso, pois eu tenho muita curiosidade. Quero dizer, como há muitas coisas neste mundo que eu ainda não sei e que eu tenho interesse em ver, experimentar e conhecer, logo, eu sou muito curioso.

Você também é curioso?

Espero que sim, porque se você tem curiosidade, é por saber que há muitas coisas lá fora que precisa descobrir e conhecer.

Olha, tem muita gente curiosa nesse mundo! E elas estão aprendendo muito.

Enquanto isso, há outras tantas pessoas que não se interessam por aprender nada. Algumas acham que já sabem muita coisa e outras pessoas até têm vontade, mas são molengas e não se esforçam.

Mas, alguém pode dizer que, por que somos curiosos, nós vamos morrer — assim como o gato morreu.

Então nós podemos dizer que todo mundo morre — tanto os curiosos quanto os molengas.

* * *

Uma coisa curiosa é de onde vem a nossa curiosidade. Eu penso que ela vem da descoberta da ponta do desconhecido, ou seja: depois que descobrimos que há algo que não conhecemos, então é natural que a curiosidade venha nos atacar, quero dizer, nos motivar a conhecer esse desconhecido que acabamos de descobrir.

É como um segredo: se alguém tem um segredo de que eu desconheço, então eu não tenho por que ficar curioso, pois eu nem sei que esse alguém tem um segredo. Mas se essa pessoa me diz: "Olha, eu tenho um segredo!", normalmente eu fico morrendo de curiosidade para saber que segredo é esse.

* * *

Outra coisa que nos desperta bastante a curiosidade é a proibição. Você vê uma porta fechada e uma placa sobre ela indicando "Entrada proibida". Aí nossa mente começa a viajar sobre coisas tipo: se uma porta é uma passagem pela qual normalmente passam pessoas, por que essa entrada é proibida? O que tem atrás da porta? Proibida para quem? Para quem não é proibido entrar por essa porta?

Dizem que, no princípio, Deus fez Adão e Eva e o paraíso onde eles morariam. Só que bem no meio desse lugar havia uma árvore — a árvore da vida —, cujo fruto era proibido.

Ora, uma árvore no centro do paraíso, bem à vista de Adão e Eva, cheia de frutas vistosas… Como resistir à curiosidade de experimentar de seu fruto?

* * *

Nas histórias antigas da Grécia — mitologia grega —, conta-se que a primeira mulher criada pelos deuses foi Pandora. Ela era cheia de todas as boas qualidades, como beleza, bondade, inteligência, paciência, meiguice etc. Mas aconteceu que ela quis se casar com um homem. Os deuses estavam com raiva dos homens, porém, como eles não podiam ferir diretamente aqueles mortais, os deuses então armaram um plano para castigar a humanidade pelo próprio erro de um homem. Daí eles presentearam Pandora no dia do seu casamento com uma caixa, mas proibiram a noiva de abrir seu presente.

Ah, curiosas como são as mulheres, como Pandora não abriria aquela caixa?

Ela abriu! E de dentro da caixa de Pandora, saíram todo tipo de desgraças sobre os homens. Como resultado, daí teria vindo todo o mal na Terra.

* * *

Por isso, certamente que devemos ter muito cuidado com a nossa curiosidade, usando-a para o nosso bem, para a descoberta das coisas que nos podem ser úteis. Uma coisa legal, por exemplo, é observarmos os exemplos vividos por pessoas experientes — que já gastaram bastante a curiosidade, que já arriscaram muito, errando aqui e acertando acolá…

Por causa da curiosidade, muitos personagens da nossa História cometeram graves erros, mas também há outros que fizeram grandes descobertas e criaram coisas interessantes. Podemos citar, por exemplo, que a insaciável curiosidade de Santos Dummont por voar o motivou a criar o seu avião.

* * *

Bom, mas deixe-me te contar a curiosa história de um garoto muito, muito curioso mesmo. Está curioso para conhecer esse garoto?

Então vamos logo ao primeiro capítulo do livro e eu começarei a matar a curiosidade de todos — mas sem machucar os gatos.

Vamos em frente, todos os curiosos!

Próxima página






Deixe seu comentário


Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados a Conta Contos
Site desenvolvido por: Conta Contos