Cyber English
Apresentação do Programa de Estudos
A série Cyber English (Inglês para crianças e jovens) do canal Conta Contos é especialmente desenvolvida com um plano pedagógico moderno e lúdico, muito divertido mesmo, valorizando a intuição das crianças e jovens, e o aprendizado natural e progressivo, atendendo aos padrões internacionais recomendados para o ensino de idiomas.
Por isso, esta série pode ser muito bem aproveitada como material de apoio pelos professores de inglês que tenham em suas classes um público na faixa etária infanto-juvenil.
Então, para melhor proveito didático da série, o educador deve compreender a dinâmica dos vídeos, como explicado a seguir:
- Embora os episódios sejam independentes (ou seja, possam ser apresentados aleatória e isoladamente, atendendo o desejo de focalizar no aprendizado específico de algum tema, como: as cores, os números, frutas etc.), eles seguem uma sequência lógica na progressão do ensino. Assim, por exemplo, os primeiros episódios começam com um conteúdo mais simples e os seguintes vão ficando cada vez mais sofisticados, correlacionando o aprendizado de um vídeo para outro. Por essa razão, a recomendação é trabalhar com os vídeos na sequência indicada;
- Assim como as crianças aprendem intuitivamente ouvindo as palavras associando-as ao que elas veem, nossos vídeos seguem a mesma linha: eles mostram palavras e frases simples (tudo em inglês) em sintonia com o contexto das cenas apresentadas, permitindo que a criança absorva naturalmente o significa do que está sendo falado. Então, a dinâmica padrão é: reproduzir as cenas e estimular as crianças a "descobrirem" o que está se passando, ainda que sem compreenderem exatamente todas as palavras;
- Depois que as crianças peguem o contexto das cenas e façam as primeiras associações (as palavras e seus significados), é hora de frisar o conteúdo pela repetição das principais palavras e frases, para que elas sejam "pregadas" na memória e no subconsciente das crianças. Daí as cenas repetidas nos vídeos salientando as palavras principais a serem trabalhadas na lição atual.
- O primeiro enfoque é exatamente na escuta (listening), pois é assim que as crianças aprendem: escutam, escutam, e só depois começam a trabalhar a fala (speaking), primeiro apenas balbuciando, imitando os sons das palavras, ainda que muita dificuldade (nem mesmo as crianças nativas conseguem reproduzir sempre todos os fonemas perfeitamente), mas aprimorando continuamente. Portanto, é assim que o professor deve trabalhar: priorizar o entendimento das expressões e depois estimular as crianças a reproduzirem o que escutam.
- Por fim, vem os primeiro contatos com a escrita (writing). No sequência dos vídeos da nossa série, as expressões são reproduzidas ao mesmo tempo em que apresentamos a transcrição, para a criança ir começando a fazer essa associação. Mas, enfatizamos, essa é a última etapa do processo de aprendizado de um idioma e, portanto, não deve ser muito exigida a princípio.
- Em suma, nós partimos do aprendizado de palavras básicas (objetos comuns, pronomes pessoais, verbos simples etc.), inclusive para quebrar o gelo da língua e começar a balbuciação, vamos construindo um vocabulário crescente e um conjunto de expressões usuais para os primeiros passos de uma comunicação prática que deve então ser implementada à rotina de modo a tornar muito natural o conhecimento bilíngue, ou seja: que a criança consiga transmitir as mesmas ideias nos dois idiomas: o português nativo e o inglês que está sendo adquirido.
Recomendamos então a seguinte dinâmica para ensino e aprendizado:
- 1. Assistir ao episódio prestando atenção no contexto da estória, ou seja, pegando a ideia e o significado do que se passa (o enredo).
- 2. Depois de reproduzido o episódio, perguntar à turma de que palavras do enredo elas se lembram e quais os significados dessas palavras.
- 3. Reproduzir o mesmo episódio para ampliar a recordação das palavras e seus significados.
- 4. Fazer uma encenação semelhante ao episódio, para que a turma pratique as palavras aprendidas.
- 5. Simular situações da vida real em que as palavras aprendidas possam ser usadas.
Dicas gerais sobre o idioma inglês
Aqui estão algumas dicas importantes para o aprendizado de um novo idioma, por exemplo, o inglês:
- Cada língua tem as suas particularidades, de acordo com os costumes de seu povo local. Desta forma, aprender um idioma estrangeiro é também aprender uma nova cultura, é descobrir como que um mundo novo, que em algumas coisas pode ser muito diferente da nossa cultura. Então, abra sua mente para desbravar essa aventura fascinante; às vezes estranha, mas sempre fascinante.
- Ao viajar pela cultura do novo idioma, comporte-se o máximo possível como um integrante daquela cultura, como se fosse uma criancinha que acaba de nascer naquele local, que vai aprendendo naturalmente: ouvindo, imitando, aperfeiçoando cada vez mais.
- Como sabemos, cada idioma tem suas particularidades, por vezes coisas bem diferentes do nosso modo de falar. Então, não procure fazer muita comparação com a nossa língua; entenda o modo de ser do inglês e mergulhe fundo nesse novo universo.
- É muito comum nossa mente estranhar e querer rejeitar as regras do inglês, por elas serem diferentes das regras do nosso português (por exemplo a pronúncia das palavras). É preciso então lutar contra esse instinto dizendo para si mesmo que você aceita o novo idioma como ele é e quer aprendê-lo e usá-lo.
- Não se importe com a perfeição, mas com o aperfeiçoamento. Saboreie cada passo do aprendizado e vá construindo seus conhecimentos linguísticos (vocabulário, pronunciação etc.).
- Não tenha medo de errar. Mesmo os nativos às vezes escutam, falam e escrevem erradamente entre si. Os erros fazem parte do processo de aprendizado e ninguém minimamente educado vai te ignorar pelos erros; do contrário, reconhecerão teu esforço em aprender.
- Principalmente a pronúncia inglesa deve receber atenção especial, por ser bastante diferente da nossa. Alguns de seus fonemas nem existem no português (por exemplo, o som do "th"). No começo, realmente há muita dificuldade, mas tudo vai melhorando com a prática constante. É o mesmo caso das crianças que estão aprendendo a falar seu próprio idioma nativo: elas começam balbuceando, às vezes comendo ou trocando letras, mas depois vão aperfeiçoando a fala até pegar o jeito. Enfatizando, a palavra de ordem não é perfeição, mas progresso. O segredo é praticar sem medo de errar.
- Muitas vezes não percebemos o quanto estamos aprendendo porque focamos no que ainda está faltando. Ao assistir a um vídeo em inglês, por exemplo, não se perturbe com o que não entendeu, mas se alegre com as partes compreendidas. Assim, cada vez mais, você vai entendendo melhor e aperfeiçoando seu aprendizado.
- Não se compare com os outros, mas com você mesmo, acompanhando seu progresso e se divertindo com seu crescimento.
- E a mágica toda é essa mesmo: divirta-se com o aprendizado, passo a passo, dia a dia.
- Enfim, e portanto, divirta-se com a nossa série Cyber English.
Voltar para a página principal Cyber English.
Ir para o Episódio 1.